Mecatrônica Industrial

COORDENADOR

Prof. Olavo Felter Junior

E-MAIL

f178.mecatronica@fatec.sp.gov.br

O QUE O ALUNO ESTUDA?

A mecatrônica industrial é a integração entre mecânica, eletrônica, automação industrial e informática para o controle de processos industriais. Cálculo, álgebra, estatística, física e mecânica aplicada são importantes para a compreensão das principais disciplinas do curso. O aluno vai aprender, por exemplo, sobre processos de fabricação mecânica, operação e programação de máquinas, além de robótica industrial, projetos auxiliados por computador (Autocad e Inventor), programação de CLP (controlador lógico programável) e microprocessadores.

O QUE O PROFISSIONAL FAZ?

Planeja, elabora e executa projetos de processos industriais realizados por máquinas e robôs. Moderniza a produção por meio da implantação de processos automatizados, utilizando programas específicos de computador. Implanta e programa robôs e máquinas para as indústrias. Desenvolve sistemas flexíveis de manufatura como, por exemplo, linhas de montagem adaptáveis para a produção de diversos tipos de produtos. O tecnólogo também está apto a atuar em projetos, implantação, manutenção e gestão de sistemas de energia, inclusive alternativa. É um profissional bastante requisitado por segmentos diversos da indústria. Projeta, executa e faz a gestão de projetos mecânicos, eletrônicos e de automação. Também desenvolve projetos de sistemas mecatrônicos embarcados em veículos, aeronaves e navios.  A especificidade da mecatrônica é o projeto de sistemas discretos como robôs e sistemas alimentadores industriais.

ONDE TRABALHAR?

Indústrias dos setores metalúrgico, automotivo, mineração, fabricação de máquinas, alimentos, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos, saúde e segurança. O tecnólogo pode, ainda, abrir seu próprio negócio ou seguir carreira acadêmica.

DURAÇÃO

3 Anos

PERÍODO

Matutino