Início
Notícias
Minicurso economia solidária, cooperativismo e autogestão
Publicado em: 13/11/2014 às 10:36.

Minicurso economia solidária, cooperativismo e autogestão

Apresentação do projeto: 

O projeto ora proposto  tem por objetivo analisar e apreender os principais aspectos que compõe a economia solidária e sua articulação com o desenvolvimento local. Destinado a estudantes em geral e profissionais interessados no assunto, o minicurso será desenvolvido em quatro módulos de três horas cada, num total de 12 horas. Com o minicurso, espera-se despertar a curiosidade pelo tema da economia solidária e estimular inciativas econômicas populares solidárias e sustentáveis, que contribuam para o desenvolvimento local. 

 

Módulo 1: Introdução à Economia Solidária e Desenvolvimento Local 

Objetivo: Oferecer aos participantes instrumental teórico-metodológico e informações que os habilitem compreender o contexto em que se insere a economia solidária e a sua relação com o desenvolvimento local. 

Ementa: A globalização da economia e as metamorfoses no mundo do trabalho. A contraposição entre Estado e Mercado e a questão do desenvolvimento. Economia solidária e desenvolvimento local. 

Módulo 2: Direito e Legislação 

Objetivo: Oferecer aos participantes instrumental teórico-metodológico e informações que os habilitem compreender as leis que regem os empreendimentos autogestionários. 

Ementa: Introdução ao direito. Aspectos legais do cooperativismo. Elementos de formalização de empreendimentos autogestionários. Relações humanas e questões trabalhistas. 

Módulo 3: Sustentabilidade 

Objetivo: Propiciar aos participantes um embasamento teórico-instrumental e prático sobre sustentabilidade. 

Ementa: Sustentabilidade. A herança Chico Mendes. A controvérsia desenvolvimento econômico x sustentabilidade.  

Módulo 4: Gestão de Empreendimentos Solidários 

Objetivo: Propiciar aos participantes um embasamento teórico-instrumental sobre gestão de empreendimentos autogestionários. 

Ementa: Planejamento e gestão. Gestão econômica, administrativa e financeira. Aspectos práticos da autogestão. Obrigações do empreendimento. Instrumentos financeiros e contábeis. Sistemas de apoio à economia solidária. 

 

Metodologia: Dinâmicas de grupo, exibição e discussão de documentários e exposição dialogada de assuntos pelo colaborador. 

Cronograma de execução: Dias 29 de novembro e 06 de dezembro de 2014, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00. 

Local: Fatec Itu

Categorias:

Escreva um comentário